DISTRIBUICAO ESTATISTICA DE DADOS - Lei de Gauss
DATA: 18/09/2013
DISTRIBUICAO ESTATISTICA DE DADOS
1. Objetivos
Comprovar a teoria de Gauss e a curva Gaussiana com base na soma de três dados não viciados lançados aleatórios sobre uma mesma mesa obtendo maior precisão.
2. Introdução teórica
3. Procedimento experimental
a. Procedimento experimental
A metodologia imposta foi lançar os três dados juntos durante 1 hora e 40 minutos, e após cada lançamento registrar a soma dos 3 dados, sempre os lançando na mesma superfície e evitando trocar a mao que lança os dados, para que tenha um resultado mais aperfeiçoado do procedimento.
A intenção foi lançar o dado a maior numero de vezes possíveis, de modo a aumentar o conjuntos de dados para o estudo estatístico. Para isto, a sala foi divida em 4 grupos, e cada grupo deveria lançar estes três dados o maior numero de vezes possíveis também.
Todas as somas foram registradas e computadas em tabelas. Era imposto também que as tabelas fossem dividas pelos 50 primeiros lançamentos (Tabela 1), outra com todos apenas os lançamentos do grupo (Tabela 2) e outra com os lançamentos de todos os grupos da sala (Tabela 3). Este grupo especifico lançou os 3 dados 890 vezes durante a aula.
Em seguida, foi feito um gráfico com os dados da ultima tabela (Tabela 3) para traçar a gaussiana que melhor se ajusta aos dados. Foi calculado também a média µ, o desvio padrão para o conjunto de medidas σ e o numero de lancamentos (em porcentagem) contidos dentro dos intervalos determinados abaixo:
Após isto, foram elaboradas 3 questões nas quais o grupo respondeu no item D. São elas:
1) Por que é importante que os três dados sejam lançadas com a mesma mao?
2) Por que é importante que sejam lançados sobre a mesma superfície?
3) Em qual dos histogramas o dados melhor se distribuem como descrito pela função densidade de probabilidade? Por quê?
Os valores, as tabelas e as respostas foram analisas e descritas na parte Resultados.
4. Material