Da Contabilidade À Controladoria: A Evolução Necessária
O artigo “Da Contabilidade À Controladoria: A Evolução Necessária”, publicado pelo professor do departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, DR. Nilton Cano Martin, apresenta um relevante assunto sobre a contabilidade gerencial, com base no modelo exclusivamente financeiro, o qual não consegue mais gerir informações necessárias para dar apoio às empresas nas tomadas de decisões no atual ambiente moderno dos negócios.
O autor fala da necessidade do modelo contábil-financeiro ser estendido e flexível, integrando novos instrumentos de pesquisa e avaliação, levando-nos à moderna controladoria, que tem elevado impacto sobre os resultados das empresas e, quando associado ao modelo contábil-financeiro, forma uma avaliação de desempenho que permite projeções e simulações de cenários futuros dando lugar à exploração de oportunidade e à proteção contra riscos, ambas de vital importância para qualquer empresa.
Martin enfatiza ainda a importância das novas posturas, atitudes e percepções que o contador deve adotar, ao lado de novas técnicas e instrumentos de trabalho, para se transformar em um moderno Controller. Deste modo, faz-se um alerta para os profissionais e alunos da área Contábil da necessidade de uma constante evolução no modelo contábil-financeiro do profissional para com as empresas, pois, se por um lado o fisco exige que declarações sejam entreguem em dia bem como o recolhimento dos impostos, por outro, o empresário necessita de uma assessoria segura e confiável para que possa tomar suas decisões, apostando em uma crescente rentabilidade e longevidade da empresa.
De acordo com o artigo, as associações de contabilistas profissionais e universidades, estão imprimindo um rumo radicalmente novo para a gerencial, que visa capacitá-la a atender as necessidades de informações no mundo de alta volatilidade. Nesta nova tecnologia gerencial o modelo contábil-financeiro não é mais o único, pois os