Da contabilidade a controladoria: a evolução necessária
RESUMO DO ARTIGO: DA CONTABILIDADE A CONTROLADORIA: A EVOLUÇÃO NECESSÁRIA
BELÉM
2011
A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.
Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, a contabilidade, em sua forma mais atual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais. Neste sentido, objetiva-se com o presente estudo descrever a evolução da contabilidade ao longo de sua existência. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica para posicionar o leitor sobre o que já foi dito ou escrito sobre o objeto da pesquisa, bem como fundamentar as bases teóricas e conceituais para, a partir disso, tentar contribuir para o tema em questão.
A contabilidade busca com apoio de embasamento teórico, criar, aprimorar e desenvolver métodos e modelos de gestão. A disciplina de Teoria de a Contabilidade objetiva desenvolver o senso crítico dos pesquisadores da área, embora tenha sido discutida e estudada a muito tempo, somente a partir de 1994, passou a ser exigida e integrada em todos os currículos dos cursos de ciências contábeis do Brasil.
A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa