Distensão muscular
Sintomas: Dor aguda ou em pontada no momento da lesão e durante a contração do músculo em questão, em ruptura parciais a dor resultante pode inibir a contração muscular e o defeito pode ser palpado durante o exame de palpação, em rupturas completas, os músculos são incapazes de se contrair por questões mecânicas, sensibilidade e edema localizado são freqüentes no local afetado,após 24 horas da lesão pode ser observado sinais de equimose,ou seja, sangramento dentro do músculo, podendo também haver espasmos musculares.
Fonte: http://blogdafisiojosi.blogspot.com/2009/06/distensoes-musculares.html
Como se adquire: As distensões ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo por um curto período de tempo, como no basquete e corrida de velocidade ou também quando incluem parada repentina,desaceleração,aceleração rápida e a combinação de aceleração e desaceleração.
As distensões são ocasionadas quando a demanda sobre um músculo excede sua resistência natural,pode haver ruptura das fibras musculares,como em caso de sobrecarga durante tração muscular excêntrica.
Costumam acontecer em músculos que movimentam duas articulações(bi articulares), como os músculos posteriores da coxa, que flexionam o joelho e estendem o quadril.
Fonte: http://blogdafisiojosi.blogspot.com/2009/06/distensoes-musculares.html
Prevenção: Para prevenir a distensão muscular e outros tipos de lesão, a principal recomendação é fazer um aquecimento e, principalmente, alongamento antes do início da atividade física. “O alongamento aumenta a capacidade de elasticidade dos músculos, o que melhora a resistência deles contra as lesões”, O cansaço muscular, a falta de preparo e a má alimentação também contribuem para o enfraquecimento das fibras.
Fonte: http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/distensoes-musculares
Tratamento: No caso de distensões musculares, recomenda-se procurar um ortopedista ou médico do esporte imediatamente após o ocorrido. Porém, como medida