Trabalho de Lesoes
De Compensação
Aluno: Bruno Vítor Panfilo
Ano: 2º Confiabilidade
Professor: Bruno Bertelli
Lesão Muscular
A distensão muscular é uma lesão no músculo causada pela realização de exercícios de modo inadequado ou por esforços de movimentos bruscos repetidos pelo músculo. Causando o rompimento de algumas ou muitas fibras musculares. Há dois tipos:
Aguda: Onde os músculos e os tendões repetem o mesmo movimento com uma intensidade alta, como em competições.
Crônica: Esta é mais grave pois surge após exercícios prolongados que sempre usam o MESMO músculo, muitos competidores e corredores adquirem essa distensão.
E dentro destes dois tipos de lesão, também estão as Intrínsecas (Causadas por nível de condicionamento e histórico de exercícios) e Extrínsecas (Equipamentos, clima, e fatores externos).
O que acontece com o músculo depois de distendido?
Primeiramente, ele começa a inflamar como qualquer machucado, depois, você notará que a região onde se situa o músculo lesionado ficará avermelhada (ou roxa: hematomas) e com dificuldade para se movimentar.
Quais os tratamentos e riscos?
O nosso próprio organismo começa a reparar as fibras que se romperam, porém quando há uma distensão mais grave, deve-se ir ao médico para avaliar. Pode ser tratada com a aplicação de gelo no local lesionado imediatamente pois diminui a sensibilidade à dor e o inchaço, usar anti-inflamatórios é recomendado também. Uma recomendação é sempre alongar o músculo na recuperação, pois o isolamento do mesmo pode levar à atrofia.
Por que se deve aquecer os músculos?
Pois ao aquecê-los, ajudam na circulação do sangue e no aquecimento dos ligamentos que são frágeis e propícios facilmente à estiramentos. No caso de idosos e crianças, esses ligamentos são mais propícios pois não há total formação (crianças ) e há muito desgaste (idosos).
Estiramento x Distensão
O Estiramento acontece ao esticar e alongar excessivamente, a ponto de