Dissociação de Indicadores
Experiência Nº01: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA
OBJETIVOS
Os objetivos deste experimento são:
Determinar, empregando a espectrofotometria, a constante de dissociação do indicador vermelho de metila.
Examinar, por meio de observação visual, o efeito do pH na mudança de coloração de diferentes indicadores.
INTRODUÇÃO
Indicador ácido-base é um composto químico que, ao ser adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permite conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Em geral, são bases ou ácidos orgânicos fracos que se dissociam em meio aquoso. Se o indicador se encontra em soluções com pH abaixo do pKIn, sua cor será aquela da forma não ionizada, ou protonada (Cor A). Em pHs acima de pKIn, a cor será a da forma ionizada ou desprotonada (Cor B).
A visualização das cores em soluções é possível devido à absorção de radiação luminosa, em determinados comprimentos de onda, por um ou mais de seus componentes (cromóforos).
Com um espectrofotômetro de absorção quantifica-se este efeito medindo-se a intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda (λ) de radiação.
O vermelho de metila, indicador estudado neste experimento, é um corante azóico. Trata-se de um pó cristalino vermelho-escuro. Ele é vermelho em soluções com pH abaixo de 4,4, amarelo acima de 6,2 e alaranjado entre estes valores. A estrutura do vermelho de metila é descrita na Figura 1.
Figura 1: Estrutura do vermelho de metila
A técnica para alcançar os objetivos utiliza um