Determinação da constante de dissociação de indicadores por espectrofotometria
Departamento de Química
Físico-Química Experimental - QMC5411
Professora: Vera Lúcia Azzolin Frescura Bascunan | |
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA
Ana Jordelina Martins da Rosa
Ana Paula dos Santos Silva
Caroline Françolle de Almeida
Naruska Radetski da Silva
Silvia de Oliveira Vicente
Thais Martins
Florianópolis, setembro de 2012. 1. INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido base são geralmente compostos orgânicos, ácidos fracos (indicadores ácidos) e bases fracas (indicadores básicos) que se dissociam em meio aquoso e mudam de cor de acordo com a variação do pH.
Se o indicador se encontra em soluções de pH's abaixo do pK do indicador, sua cor será a da forma não ionizada HIn, e, se acima do pK do indicador, será da forma ionizada ou desprotonada.
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas, dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida: a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Neste experimento analisamos o comportamento de indicadores na presença de soluções de pH variados, e utilizamos um espectrofotômetro para determinar a constante de dissociação do indicador vermelho de metila.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
O experimento é dividido em duas partes: primeiro, medição de pH e análise de cor, a partir de indicadores; medição de absorvância por meio de um espectrofotômetro. Na primeira parte do experimento, foram preparados 6 tubos de ensaio numerados com 15 mL de várias