Contabilidade empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA 4
3 IMPOSTOS CUMULATIVOS E NÃO CUMULATIVOS 5
4. CONTROLE DE ESTOQUES 5
4.1 Inventário Permanente 6
4.2 Inventario Periódico 7
5 PRINCIPIO DA ENTIDADE----------------------------------------------------------------------8
5.1 A Importância do Principio da Entidade ---8
6. PRINCIPIO DA COMPETENCIA 9
7. RESPONSABILIDADE DO CONTABILISTA PELO CÓDIGO CIVIL 10
8. OS PILARES E A ESSÊNCIA DA ESCRITURAÇÃO 11
9. CÓDIGO DE ETICA DO PROFISSIONAL CONTABIL 12
10 CONCLUSÃO 17
11 BIBLIOGRAFIA 18
1 INTRODUÇÃO
Este artigo visa mostrar que o objetivo de um negócio privado, em uma economia competitiva, é obter o maior lucro possível desde que este não seja inconsistente com o crescimento de longo prazo da companhia e, com os padrões éticos da sociedade. Num sentido específico, uma empresa é uma instituição econômica criada unicamente para prover a sociedade dos produtos e serviços necessários ou desejados, compatíveis com as atitudes sociais das nações e da humanidade.
A Contabilidade moderna tem se caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na otimização do processo de tomada de decisão. Pois, como um sistema de informação e mensuração de eventos que afetam a tomada de decisão possibilita que, partindo do conhecimento de fatos passados, procedimentos futuros sejam delineados de forma que esta otimização seja, senão alcançada totalmente, buscada com maior segurança.
.
2. APLICAÇÃO FINANCEIRA Desde eras remotas quando o homem começou a estabelecer relações de troca, surgiu o efeito inflacionário. Com a invenção do dinheiro, este efeito se tornou mais facilmente mensurável, por haver um parâmetro universal de referência, e daí para frente a inflação nunca mais abandonou as sociedades, sejam elas capitalistas ou socialistas. A inflação, embora seja malvista por todos, desempenha um papel importante por estimular a