Arte contemporânea brasileira
É um período artístico que surge na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje.
Quim Alcantara
É um artista plástico contemporâneo nascido em São Paulo SP em 1981, onde vive e trabalha atualmente. Seu estilo abstrato geométrico característico vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Com uma sólida experiência em pintura trabalhando no Atelier de Arte Gogó e Pimpa durante cinco anos, e freelances ao lado da artista plástica Lelli de Orleans e Bragança. Quim participou de projetos para grandes clientes como obras e painéis para os Restaurantes América, CasaGrande Hotel Guaruja (Restaurantes Colonial Café, Thai e Atlântico Signature), boutique Daslu entre outros, além de pinturas Trompe-L’Oeil.
Sua formação múltipla em artes plásticas (Panamericana, 1998) e design (FAAP, 2002) conferem um leque de possibilidades e ampliam os horizontes de sua arte. As pinturas atuais ressaltam influências modernas, cubistas, pós-impressionistas e também da arte contemporânea brasileira.
Temas e obras de artes
O principal tema abordado nas obras de arte de Quim Alcantara são as questões climáticas atuais. Seu corpo de trabalho traz uma investigação sobre a relação dos desastres ambientais recentes e sua relação com os atos humanos, além de críticas sociais e sobre responsabilidade política.
Participação em exposições
Quim participa com frequência de exposições coletivas e salões de arte no Brasil e exterior, além de realizar mostras de arte individuais. Em 2010 foi selecionado para o Infringement Festival em Buffalo NY, sendo o único brasileiro a expor no evento que reúne artistas que trabalham somente causas sociais, ambientais e políticas. Participou também de diversas mostras Casa Cor, com destaque para a edição 2010, com 2 telas no espaço “galeria de