Dissertação sobre o que acontece com a memória no envelhecimento
Introdução
Envelhecimento e memória são dois processos que ocorrem com o desenvolvimento humano e que vêm sendo motivo de pesquisas de profissionais de diversas áreas científicas no sentido de encontrar explicação para a forma com que acontecem no decorrer da vida do ser humano e influenciando em sua maneira de atuar no mundo. Durante o trabalho a que nos propomos, percebe-se que, embora vários estudos estejam sendo realizados, não há um consenso a respeito do que realmente ocorre com a memória na velhice.
Desenvolvimento
De acordo com Hamilton (2002), estudos realizados por pesquisadores descobriram que existem vários tipos de memória: memória de curto prazo ou MCP (armazena por uns segundos os dados recebidos), memória de longo prazo ou MLP (armazena por longo tempo, até mesmo durante toda a vida os dados recebidos da MCP), memória episódica (experiências pessoais), memória semântica (conhecimentos gerais ou aprendizagem acadêmica), memória explícita (se refere a fatos que podem ser declarados), memória implícita (memória de procedimentos como andar de bicicleta).
O funcionamento das memórias também foram alvos de estudos, conforme Hamilton (2002), ou seja, como os dados são codificados e como são recuperados e como essa codificação e recuperação podem ser influenciadas, como as memórias podem ser perdidas por codificação e recuperação ineficientes.
Segundo Hamilton (2002) a memória pode ser testada de duas formas: pela recordação e pelo reconhecimento, onde testes são aplicados para se verificar como se encontra o funcionamento das memórias.
A partir dessas descobertas, foram testados indivíduos para se verificar como a memória é afetada durante o processo de envelhecimento e, como sempre, houve divergências entre os pesquisadores em relação aos