vivendo em uma ILPI, uma analise do idoso institucionalizado
Resumo Este artigo aborda o tema idosos institucionalizados tendo como objetivo principal analisar como o idoso percebe sua identidade em uma ILPI - Instituição de Longa Permanência para Idosos.Compreendendo essa nova dinâmica procurou-se ter como enfoque de pesquisa a maneira pela qual esse idoso se cosntitui a partir do momento em que ele passa a viver distante de sua família.Para o trabalho de campo foram entrevistados e observados moradores de um abrigo particular situado na cidade de Fortaleza, Ceará. A metodologia utilizada foi a de observação participante com entrevistas semi-estruturada. Como ferramentas de pesquisas fez-se uso do diário de campo em que estão transcritas todas as impressões que ocorreram durante o estudo. Palavras-chave: Idoso, abrigo, identidade, envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para Idosos
Introdução
Metodologia O presente trabalho foi realizado em uma ILPI particular situado em Fortaleza-Ceará, que cuida e hospeda 50 idosos de ambos os sexos em sua grande maioria de mulheres. A instituição mantém-se pela mensalidade dos que lá estão morando, porém também está aberto a receber doações tanto do governo quanto de qualquer pessoa que assim deseje, bem como de algum outro órgão que possa ajudá-los.
Participaram desse estudo a assistente social do referido local bem como 5 (cinco) idosas em um universo de 50 institucionalizados, tratando-se então de uma pesquisa qualitativa.
Como forma de coleta de dados utilizou-se o método da observação participante que foi registrada em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com um roteiro pré-definido tendo-se as respostas posteriormente transcritas, bem como o uso de pesquisas bibliográficas.
Para a execução do trabalho foram feitas duas visitas à instituição: uma com o intuito de conhecer o