Dissecação de um coração
Resultados:
Ao iniciar a análise direta (antes de qualquer incisão) do coração de porco, observamos que a massa ventricular é de uma dimensão extremamente maior comparativamente à massa auricular. Identificamos também a artéria aorta, um vaso sanguíneo de cor esbranquiçada, de grande calibre (diâmetro) e com paredes bastante espessas . Conseguimos identificar a orientação do coração através do miocárdio, pois o músculo era mais espesso de um lado (esquerdo), do que do outro. Reconhecemos igualmente o ponto de ligação entre as veias cavas e o coração, dois vasos de grande calibre e não muito espessos, assim como as veias pulmonares.
Após se ter realizado uma incisão longitudinal no coração, observou-se: o septo interventricular, com aproximadamente 1,5 cm de espessura; o interior dos ventrículos que se mostrou gelatinoso e com uma cor esbranquiçada sobre o vermelho carne; as cordas tendinosas das válvulas bicúspide e tricúspide que se apresentavam brancas e parcialmente rasgadas; e o local onde se encontram as válvulas semilunares – aórtica e pulmonar.
Discussão e Conclusões:
A massa auricular é diminuta em relação à massa ventricular porque a função dos ventrículos é bombear o sangue para todo o corpo, enquanto as aurículas apenas têm que bombear o sangue através das válvulas auriculoventriculares. As aurículas enfrentam uma quantidade menor de fluxo sanguíneo a transportar por isso não é necessário que o músculo seja muito denso, sendo, por isso mais delgado. Por outro lado, os ventrículos possuem paredes mais musculadas e espessas porque têm que bombear o sangue através das grandes redes vasculares, contra uma maior resistência. A aorta possui um grande calibre e espessura porque é o canal que transporta o sangue arterial (rico em oxigénio) a todo o corpo, ramificando-se em outras artérias, arteríolas e capilares para se realizar a troca gasosa nas células. É especialmente elástica: