Dissecação de um coração
LADO METODOLÓGICO
LADO CONCEPTUAL
TEORIA:
Constituição de um coração
PRINCÍPIOS:
O sistema circulatório dos vertebrados, também designado por sistema cardiovascular, é um sistema de transporte fechado que, nos diversos grupos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, apresenta diferentes características de estrutura e de função.
Independentemente das diferenças, em todos os vertebrados o sangue, circulando em veias, chega às aurículas e passa para os ventrículos, de onde sai para as diferentes partes do corpo circulando em artérias.
Existem dois tipos de circulações: circulação simples e cirulação dupla (que é decomposta em circulação pulmonar e circulação sistémica). CONCEITOS:
Sistema Cardiovascular
Circulação Simples e Circulação dupla (circulação pulmonar e circulação sistémica) aurícula, ventrículo,veias e artérias, sangue
CONCLUSÕES:
PROBLEMA:
Qual a constituição de um coração?
Nos mamíferos, o coração tem 4 cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. Por isso, a circulação dupla destes animais é uma circulação completa.
A circulação dupla apresenta circulação pulmonar (o sangue venoso sai do coração, vai aos pulmões, onde é oxigenado, e regressa à aurícula esquerda pelas veias pulmonares) e circulação sistémica (o sangue arterial sai do coração, dirige-se para todos os orgãos e regressa venoso à aurícula direita).
O coração, orgão central do sistema cardiovascular, é constítuido fundamentalmente por tecido muscular cardíaco, o miocárdio. O músculo cardíaco é irrigado por artérias coronárias, que são ramificações da artéria aorta na zona em que esta deixa o coração.
INTERPRETAÇÃO:
A circulação dupla é mais eficiente do que a circulação simples, pois assegura um fluxo vigoroso de sangue para os diferentes orgãos, uma vez que o sangue dos pulmões volta ao coração, sendo impulsionado sob pressão para os diferentes orgãos.
O número de cavidades do coração é um