Dissecação do coração de um porco
Porque é que o miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito?
O sangue do ventrículo direito é apenas bombeado para os pulmões, enquanto o sangue do ventrículo esquerdo é enviado para todo o corpo, logo, a pressão com que o sangue é bombeado tem que ser maior, e por isso o miocárdio ventrículo esquerdo tem que ser mais espesso.
Porque é que as artérias são mais espessas e elásticas que as veias?
As artérias transportam sangue que sai do coração, enquanto que as veias transportam sangue que regressa ao coração. Logicamente, a pressão do sangue que sai do coração é maior do que a do sangue que regressa, logo, as artérias têm que ser mais epsessas e mais elásticas que as veias, para aguentarem essa pressão.
Porque é que existem válvulas a separar as aurículas do ventrículos?
Estas válvulas, chamadas válvulas auriculoventriculares, têm como função impedir que o sangue regresse às aurículas, e que se mova sempre no mesmo sentido.
Qual a diferença entre o sangue que circula no lado direito e o sangue que circula do lado esquerdo do coração?
O sangue que circula na aurícula direita e no ventrículo direito é sangue venoso, ou seja, sangue cuja constituição é rica em dióxido de carbono. Este sangue é bombeado para os pulmões através das artérias pulmonares, onde liberta o dióxido de carbono e recebe oxigénio, passando assim a ser sangue arterial, e regressa ao coração através das veias pulmonares. A este processo dá-se o nome de circulação pulmonar.
O sangue que circula na aurícula esquerda e no ventrículo esquerdo é sangue arterial. Este sangue é bombeado para todas as partes do corpo através da artéria aorta. Ao nível de tecidos, este sangue liberta oxigénio e recebe dióxido de carbono, passando assim a ser sangue venoso, e regressa ao coração através das veias cavas. A este processo dá-se o nome de circulação sistémica.