Dissecação dee um caração de um mamifero

1318 palavras 6 páginas
Índice
Resumo ………………………………………….. 2
Introdução ……………………………………….. 2
Material ………………………………………...… 5
Procedimento ………………………………….… 6
Resultados ………………………………………. 7
Discussão ………………………………………... 9
Considerações finais …………………………… 9
Webgrafia ……………………………………….. 10
Bibliografia …………………………………....… 10
Resumo
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, realizou-se uma atividade pratica com o objetivo de observar o interior do coração de um mamífero (porco) e identificar as diferentes partes do coração.
Introdução
Todos os seres vivos necessitam de realizar trocas de substâncias com o meio envolvente. Os animais, em particular, necessitam de receber nutrientes e oxigénio para as suas células e têm de eliminar dióxido de carbono e outros produtos resultantes do metabolismo.
A forma mais eficaz de estas substâncias atravessarem a membrana celular é sob a forma dissolvida, o que implica que as células sejam banhadas por um meio liquido.
Nos animais mais simples e aquáticos, como a hidra, as esponjas e os corais, não existe um sistema de transporte especializado. Os nutrientes difundem-se do interior da cavidade gastrovascular para as células e os produtos de excreção, resultantes do metabolismo celular, são lançados diretamente no meio.
Nos animais mais complexos, existem órgãos especializados na absorção de nutrientes e oxigénio e na excreção de substâncias tóxicas. A condução destas substâncias, entre os órgãos onde são absorvidos e as células do resto do organismo, é feita através de um sistema de transporte especializado – sistema circulatório
.
Em vários invertebrados existe um sistema de transporte aberto, assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as lacunas, fluindo diretamente entre as células. Neste tipo de sistema não existe distinção entre sangue e fluido intersticial.
As minhocas e outros animais, como o polvo, e os animais vertebrados, têm sistemas circulatório fechado, todo o percurso do sangue faz-se

Relacionados