Relatório - Transporte nos animais
Objectivos:
Permitir o conhecimento e execução de técnicas de dissecação.
Permitir o conhecimento e o manuseamento de materiais de dissecação.
Treinar técnicas de registo de resultados, através de desenhos ou esquemas científicos, devidamente legendados.
Identificar e reconhecer os aspectos e características específicas do coração de um mamífero, utilizando como material biológico o coração de um porco.
Relacionar as características observadas, ao nível do número de cavidades, do septo interventricular, das válvulas auriculoventriculares e sigmóides, dos vasos sanguíneos identificados (artérias e veias e suas características), do músculo miocárdio e sua irrigação, com o tipo de circulação de um mamífero e o facto de apresentarem um metabolismo eficiente.
Identificar a posição ocupada pelo coração de um mamífero ao nível da caixa torácica.
Identificar e reconhecer os aspectos e características específicas do coração de um peixe, utilizando como material biológico uma dourada.
Relacionar as características observadas, ao nível do número de cavidades, da sua dimensão e de toda a simplicidade morfológica do coração de um peixe com a sua baixa taxa metabólica.
Identificar a posição ocupada pelo coração do peixe e a sua relação com as brânquias.
Identificar e reconhecer os aspectos e características específicas dos pulmões de um mamífero, utilizando como material biológico os pulmões de um porco.
Relacionar as características observadas, ao nível da localização dos órgãos respiratórios, da sua área de superfície, elasticidade do tecido, vascularização e morfologia das vias respiratórias, com o processo de ventilação, com as adaptações ao ambiente terrestre e com a taxa metabólica elevada dos mamíferos.
Identificar e reconhecer as características específicas das brânquias de um peixe ósseo, utilizando como material biológico uma dourada.
Relacionar as características observadas, ao nível da localização das brânquias, da sua estrutura e constituição,