Dissecação do coração
Docente: Henriqueta Matias
Disciplina: Biologia
Trabalho realizado por: Rafael Lopes Nº17 10ºA Introdução teórica
O objectivo desta actividade experimental é observar o interior de um coração e identificar as diferentes partes (aurículas, ventrículos…). Com esta experiência pretendi perceber melhor o funcionamento deste órgão indispensável.
O coração humano é um órgão musculoso, aproximadamente do tamanho de uma mão fechada e em forma de cone, que bombeia o sangue para todo o organismo, através das Artérias, Arteríolas, Capilares Sanguíneos, Vénulas e as Veias.
No coração pode-se identificar dois lados, o esquerdo e o direito, e nesses mesmos duas cavidades, as aurículas e os ventrículos: * No lado esquerdo do coração circula o sangue arterial, rico em oxigénio, que vem do coração, através das veias pulmonares, e vai ser bombeado para todo o corpo, através da artéria aorta.
* No lado direito do coração circula o sangue venoso, rico em dióxido de carbono, que vem do corpo todo, através da veia cava inferior e superior, e vai ser transportado para os pulmões, para libertar o dióxido de carbono e absorver oxigénio, através da artéria pulmonar.
©
Material:
* Coração de um mamífero (porco); * Tesoura; * Seringa; * Sonda canelada; * Bisturi; * Tabuleiro de dissecção; * Tubos de plástico (palhinhas de refrigerante); * Luvas;
Procedimento experimental
A - Morfologia externa: 1. Localizamos no coração a face ventral e a face dorsal, as artérias coronárias e o sulco obliquo que marca o limite entre os dois ventriculos. O tecido que rodeia as artérias.
2. Vimos que as aurículas e os ventrículos formam a massa principal do coração.
3. Identificamos as veias cavas em relação com a aurícula direita e as veias pulmonares em relação com a aurícula esquerda.
4.