DISPUTAS ENTRE IGREJA E ESTADO NA MODERNIDADE.
DAVI OLIVEIRA; eryka natalia dos santos souza
FRANCISCO BARBOSA LINHARES
VALDEIR APARECIDO DA SILVA MACHADO
disputas entre igreja e estado na modernidade.
Cacoal/RO
2014
ALCIDES ARAUJO FILHO; ALINE DOS SANTOS BESSI
DAVI OLIVEIRA; eryka natalia dos santos souza
FRANCISCO BARBOSA LINHARES
VALDEIR APARECIDO DA SILVA MACHADO
disputas entre igreja e estado na modernidade.
Trabalho apresentado ao Curso História-Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de História Moderna, Povo,Cultura e Religião, História do Brasil Colonial, Cultura e Sociedade na Modernidade e Seminário da Prática IV.
Prof. Fabiane Táis Muzardo, Wilson Sanches, Gleiton Luiz de Lima, Fabiane Luiza Menezes Santos, Bernadete de Loudes Streisky Strang.
Cacoal/RO
2014
INTRODUÇÃO
A analogia dentre Igreja e Estado continuamente é embarasossa, mesmo que sempre andassem vinculas, sem ser determinado qual ou que tipo de poder cada uma possuia. Neste esstudo compreendemos que a religião na idade moderna era empregada como ferramenta política para aquisições de terras. O presente estudo tem como objetivo analisar as disputas pelo poder entre a Igreja da modernidade e o Estado. Nesta analise nos dedicamos ao estudo de alguns recortes históricos referentes ao período colonial brasileiro, mais voltada à relação da Igreja Católica com o Estado português, através do mecanismo do Padroado. Nesta produção textual arriscaremos exibir de modo prático aquilo que compreendemos deste período tão extraordinário da história nacional e como a ação da Igreja Católica neste período esteve dependente ao mecanismo de poder e restrição da Coroa Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO
Ao analisar o artigo Cruz e Coroa: Igreja, Estado e conflitos de jurisdição no Maranhão colonial da autora Pollynna Gouveia Mendonça