Silvana Moraes
Maria Lucia
RODRIGO
Silvana
trabalho interdisciplinar EM GRUPO
Disputas entre as Instituições Religiosas e Estado na Modernidade
São Mateus-ES
2014
Adionní
Maria Lucia
RODRIGO
Silvana
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Disputas entre as Instituições Religiosas e Estado na Modernidade
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 4º Semestre: História Moderna; Povo, Cultura e Religião; História do Brasil Colonial; Cultura e Sociedade na Modernidade; Seminário da Prática IV.
Profs.: Tais Muzardo, Wilson Sanches, Gleiton Luiz de Lima, Fabiane Luzia Menezes Santos, Bernadete de Lourdes Streisky Strang.
São Mateus-ES
2014
INTRODUÇÃO
Ser professor de História, hoje, significa muito mais do que no passado, pois o aluno, em sua acessibilidade aos meios de comunicação e às mídias tecnológicas tem muito conhecimento e informação próximos, ou seja, superam conteúdos de livros didáticos e de aulas expositivas. Não que eles deixem de ser importantes, entretanto, é preciso que a escola, na pessoa do professor, aqui especificamente, o de História, leve os alunos à busca pelo conhecimento, e não o entregue pronto. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar as principais disputas entre Igreja e Estado na Modernidade. Em História Moderna nos reportamos à Revolução Francesa e a perseguição desenfreada contra os cristãos, o que hoje acontece de forma diferenciada. Estudando a História medieval percebemos o quanto a Igreja Católica exercia, junto aos reis, uma hegemonia em relação ao povo, adquirindo riquezas de forma ilícita e perversa. Hoje, existem disputas entre a Igreja e o Estado em diversos âmbitos. Em Povo, Cultura e Religião foi possível perceber como o cristianismo ainda é imponente, ante outras religiões. Um estudo mais aprofundado, embasado em leituras e