ATPS CONTABILIDADE
Os sistemas de informação são, conjuntos organizados de dados; os usuários são pessoas físicas e jurídicas com interesses na avaliação da situação e evolução de uma entidade; as informações de natureza econômica, devem ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade; as informações de natureza financeira são fluxos de caixa, capital de giro...;as informações de natureza física complementam os valores monetários; natureza de produtividade, refere-se a utilização mista de conceitos de avaliação e quantitativos; as informações de natureza financeira econômica constituem o núcleo central da contabilidade. O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Para que a contabilidade contribua para o processo decisório dos usuários e necessário que se observem dois pontos:
A empresa deve evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para avaliação de sua situação patrimonial e de inferências em relação ao futuro.
Demonstrar íntimo relacionamento com os aspectos jurídicos com os quais muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
Como metodologia é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico.
É parcialmente quantitativa, por se desenvolver através da equação patrimonial (ATIVO=PASSIVO+PATRIMONIO LÍQUIDO).
Anhaguera Educacional
TEORIAS DA CONTABILIDADE
Jocélia R. Alexandre - RA: 3730730203
Felipe Gonçalves - RA: 3776737013
2° período
Administração – Noite
Professor: Maurício Dutra
Niterói
2012.
Entrevista com empresário:
1)