Disléxia
Nome do(a) aluno(a): Luana Almeida Santos
Curso: Gestão, Supervisão e orientação Educacional
Polo: Simão Dias/ SE
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.
TEMA
Disléxia
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Disléxia: “Um Aprender Diferente, respeitar, entender e lidar com dificuldades de aprendizagem.”
PROBLEMA
A Disléxia é um tipo de transtorno de aprendizagem relacionado a linguagem. Sendo ela a incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se lê, dificuldade na escrita e soletração e tendo-se por base ser altamente hereditária e facilmente confundida com “burrice”, “falta de atenção” e “preguiça”, como chamar a atenção de pais, educadores e gestores para a identificação/ diagnóstico e acompanhamento de tal problema? Como lidar com o educando que encontra dificuldade de concentração e absorção do conteúdo curricular?
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista uma atualidade onde pais encontram-se ocupados com trabalho e atribuições diárias em sua rotina, tornando - se dessa forma cada vezes mais ausentes da vida de seus filhos. Um Sistema educacional com contexto programado, e um corpo docente acarretado de tarefas, cursos de qualificação sistematizados e conteúdos a serem aplicados, fazem com que professor e escola não tênham tempo para conhecerem seu aluno. Neste ponto, aquele aluno que sofre com distúrbio na aprendizagem pode acabar sendo rotulado de “preguiçoso”, “desleixado” e até mesmo “burro”, por não acompanharem e assimilarem “conteúdos” aplicados em sala de aula.
A pretensão deste trabalho é chamar a atenção de pais, educadores e gestores para a Disléxia, que trata-se de um transtorno de aprendizagem da criança relacionado a linguagem e escrita, e quando não diagnosticada e tratada de modo adequado, pode gerar baixa – estima no aluno e