kkkkkkkkkkkkkkk
Período Letivo: 2º Semestre de 2014
CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
TURNO: Diurno
DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores
SEMESTRE NA GRADE: 1º
PROFESSOR: Prof. Dr. José Luís Zem
CARGA-HORÁRIA: 80 hs
EMENTA:
Bases numéricas e codificação de dados. Introdução à lógica digital. Conceitos Básicos de Arquitetura Computacional: primeira, segunda, terceira e quarta geração de computadores, processador, canais, periféricos, Modo de Endereçamento, Tipo de Dados, Conjunto de Instruções, interrupções. Sistemas paralelos. Sistemas Operacionais: conceitos e funções. Linguagens e ferramentas. Organização de arquivos. Bancos de Dados: Conceitos e tipos de organização. Teleprocessamento e Redes: Conceitos.
OBJETIVOS:
Compreender a Arquitetura e Organização de Computadores.
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a. Formas de Cálculo da Média
Ocorrerão duas Avaliações Regulares e uma Avaliação Substitutiva, além do desenvolvimento de um conjunto de Tarefas Avaliativas e o desenvolvimento de um projeto.
A nota final será calculada utilizando-se a expressão: (1ª. Avaliação * 0,35) + (2ª. Avaliação * 0,35) + (Tarefas_Avaliativas * 0,15) + (Projeto ULA * 0,15)
As Tarefas Avaliativas constituem-se em um conjunto de atividades que deverão ser realizadas nas datas especificadas pelo docente e entregues ao mesmo da maneira solicitada. A não entrega de alguma das tarefas não invalida as demais.
A aprovação ou reprovação (seja por nota e/ou por faltas) seguirá os critérios adotados pela instituição.
b. Estratégia de Recuperação da Aprendizagem
Somente poderá realizar a Avaliação Substitutiva o aluno que não atingir a nota mínima para aprovação, seja por qual motivo for. A nota da Avaliação Substitutiva irá substituir a menor nota dentre as Avaliações Regulares.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
STALLINGS, W. - Arquitetura e organização de computadores – 5ª. Edição.- Prentice-Hall Brasil,