Dislipidemia
DEFINIÇÃO
A Dislipidemia é a presença de níveis elevados ou anormais de lipídios (gorduras) e/ou lipoproteínas no sangue.
Os triglicerídeos são as principais gorduras originárias da alimentação, e quando elevados, representam um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Existe ainda o colesterol, que é considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e que está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos, etc). No nosso corpo, desempenha funções essenciais como produção de hormônios, vitamina D, entre outras. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Em nosso sangue existem 2 tipos de colesterol:
LDL colesterol: Conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar seu entupimento.
HDL colesterol: Conhecido como “bom”. Faz o papel da limpeza aoretirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo o seu depósito e a formação de placas de gordura.
CAUSAS
A dislipidemia é causada quando se ingere uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz colesterol e triglicérides demais ou ambas as situações. (Ver figura 1.0)
Assim, você pode ter dislipidemia por estar com aumento de peso, ter dieta inadequada, ser sedentário, entretanto também pode ter mesmo não tendo nenhum destes fatores de risco mas por questões genéticas. Pode ainda ser causada por outras doenças que interfiram com o metabolismo como diabetes mellitus, hipotireoidismo, etc. ou pelo uso de alguns medicamentos como corticóides. Independente da causa, a dislipidemia pode causar doença cardíaca ou derrame.
CLASSIFICAÇÃO
As dislipidemias primárias ou sem causa aparente podem ser classificadas genotipicamente ou fenotipicamente através de análises bioquímicas. Na classificação genotípica, as dislipidemias se dividem em monogênicas (mutações em um só gene), e poligênicas, (associações de múltiplas mutações que