Dislipidemias
Dislipidemias são modificações no metabolismo dos lipídios que desencadeiam alterações nas concentrações das lipoproteínas plasmáticas, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.
Estudos epidemiológicos demonstram que as dislipidemias estão associadas às doenças cardiovasculares representando a principal causa de mortalidade entre adultos.
Os triglicerídeos são as principais gorduras originárias da alimentação, e quando elevados, representam um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existe ainda o colesterol, que é considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e que está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos, etc). No nosso corpo, desempenha funções essenciais como produção de hormônios, vitamina D, entre outras. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Em nosso sangue existem 2 tipos de colesterol:
LDL colesterol: Conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar seu entupimento.
HDL colesterol: Conhecido como “bom”. Faz o papel da limpeza ao retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo o seu depósito e a formação de placas de gordura.
Causas
Sabe-se que, além da herança familiar, a obesidade (principalmente abdominal), a hipertensão arterial e o diabetes são outros fatores de risco relevantes. O estilo de vida também interfere nas alterações lipídicas. Hábitos