Dislexia
( Paragrafo)A escola tem a função da inclusão de alunos com deficiências, incluindo alunos com dificuldades de aprendizado, como a dislexia. Aquela escola que tem uma equipe preparada para receber este aluno, será de grande importância para o desenvolvimento do aluno disléxico.
(Paragrafo)Nos anos iniciais do ensino fundamental quando a criança quando a criança já está no processo de aprendizado, e apresenta muita dificuldade na leitura e a escrita, na compreensão de textos, aquele professor que está capacitado para identificar o problema deve encaminha-lo para profissionais especializados.
Paragrafo)O tratamento para dislexia não é medicamentoso, é feito por profissionais na área de psicopedagogia e fonoaudiologia; o diagnóstico exige alguns procedimentos: relatório escolar, história clinica, dificuldade de aquisição a leitura e escrita especialmente após oito e nove anos, história familiar de distúrbio de linguagem, exames neurológico evolutivo (atenção, percepção, memória, coordenação e avaliação da escrita e leitura etc.). Teste visual e auditivo, testes psíquico para avaliar o potencial cognitivo, avaliação linguística e questionário de comportamento.
(Paragrafo)É realizada uma avaliação por esses profissionais, é indicado o melhor tipo de tratamento para cada individuo, embora não tenha cura do há uma melhora do paciente disléxico em seu desenvolvimento, auxiliando na sua autoestima e na socialização.
O profissional da área a psicologia também é recomendado no tratamento, pois essas dificuldades enfrentadas pelos disléxicos rebaixam a autoestima, que sofrem muitas vezes preconceitos por serem considerados incapazes, atrasado.
A dificuldade na leitura e escrita, não quer dizer que a criança não é capaz, ela aprenderá no ritmo dela.
Existe a tendência entre os professores de colocarem rótulos em seus alunos (bons, esforçados, casos perdidos) ao ser rotulado a criança cria uma imagem negativa de si mesma,