DISLEXIA
Curso de Pedagogia
DISLEXIA, DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA
Márcia Mafra
Princípios e Métodos de Psicopedagogia
Iapu - 2015
Introdução
É impresindível hoje, o professor atuante no processo de aprendizagem com crianças que apresentam alguma dificuldade em aprendizagem esteja preparado para entender as características dessa dificuldade e atender as características e atender as necessidades exigidas criando e propondo modelos pedagógicos individual, que estimule o desenvolvimento social e do aprendizado para o sucesso escolar e profissional do aluno/cliente.
Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Em outras palavras, busca decifrar como ocorre o processo de construção do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.
A Psicopedagogia busca na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outros, o conhecimento necessário para aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.
É preciso, em tempo, desfazer o equívoco de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou vice-versa. Ela vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas, como dissemos anteriormente.
Dislexia
É importante saber que a dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça, falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem