dislexia
Sandra Maria de Freitas Ferreira
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé-SP.
Cursando pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela Universidade Adventista de São Paulo ? campus Engenheiro Coelho. (UNASP)
Atuando na área de Ensino fundamental em escola da rede pública de ensino da cidade de Engenheiro Coelho no estado de SãoPaulo.
Email: sandramff07@hotmail.com
Resumo: O presente trabalho abordou os distúrbios de aprendizagem ? especificamente a dislexia ? e suas implicações na aprendizagem da leitura e da escrita. Pretendeu revisar os principais conceitos sobre os distúrbios de aprendizagem e dislexia e a atuação do professor no processo de aquisição da aprendizagem do aluno disléxico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que proporciona uma nova leitura do material já produzido sobre a temática. Como resultado, encontrou-se que cabe ao professor atualizar-se constantemente, proporcionando benefícios ao aluno no sentido de despertar o interesse pelo saber e construir sua própria história escolar. O trabalho foi dividido em três partes: a primeira fala sobre os distúrbios de aprendizagem, posteriormente sobre os conceitos de dislexia e depois sobre a atuação do pedagogo no processo de aprendizagem. Em seguida foi apresentado as considerações finais da autora, proporcionando reflexões sobre a temática envolvida.
Palavras Chave: distúrbios de aprendizagem, dislexia, pedagogo.
Introdução
A aprendizagem da leitura e escrita se desenvolve de forma natural com algumas crianças sem apresentar dificuldades; entretanto, outras necessitam de ajuda especial para conseguir sucesso na mesma atividade. Pensando-se nisso, estudos nessa área estão sendo realizados para explicar o fracasso escolar, bem como expor os fatores que interferem no sucesso escolar, buscando melhorias no ensino público (ZUCOLOTO e