Dislexia
Dr. LEVINE, M.D.
O que é Dislexia ?
Define-se a dislexia (do grego Δυσλεξία, δυσ ["difícil"] e λέξις ["palavra"]) por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração ,sendo identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
As especificidades das dificuldades de aprendizado são da Linguagem: Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social.
Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária.
Dislexia é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, até genial às vezes, mas com necessita de aprender de uma forma diferente.
História da Dislexia
Identificada por BERKLAN em 1881, o termo 'dislexia' foi criado em 1887 por Rudolf Berlin, um oftalmologista de Stuttgart, Alemanha. Ele usou o termo para se referir a um jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os outros aspectos.
Em 1896, W. Pringle Morgan, um físico britânico de Seaford, Inglaterra publicou uma descrição de uma desordem específica de aprendizado na leitura no British Medical Journal, intitulado "Congenital Word Blindness". O artigo descreve o caso de um menino de 14 anos de idade que não havia aprendido a ler, demonstrando, contudo, inteligência normal e que