dislexia
RODRIGUES, Maurício José1
LOURENÇO, Marilice Aparecida2
RESUMO
A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem muito comum nas escolas, no entanto há pouco conhecimento da mesma por parte dos professores, pais e alunos. Essa situação vem causando o sofrimento dos disléxicos, pois muitas vezes são tratados como preguiçosos. Os professores têm limitações, pois não foram preparados para trabalhar com estas dificuldades e ainda hoje não há uma resposta eficaz nas escolas que de conta disso. Por isso há a necessidade de reflexão sobre trabalho voltado as dificuldades de e escrita e leitura, além do desenvolvimento de orientações, formação dos professores com informação sobre a dislexia e seu diagnóstico como também estruturas de apoio a alunos permitindo assim a possibilidade de uma resposta rápida e eficiente viabilizando o desenvolvimento global.
Palavras chave: Dislexia. Informação. Orientação. Apoio.
INTRODUÇÃO
Objetiva-se com a presente produção ampliar nossa concepção sobre a dislexia e fazer uma reflexão da situação dos disléxicos nas escolas e preparo de seus professores, pois ainda não se tem uma resposta efetiva no meio escolar para os problemas relacionados à dislexia, em particular de leitura e escrita, e nem um trabalho interdisciplinar ou ainda a ajuda de uma equipe multidisciplinar feita de maneira regular e sistemática. Para que se possa entender a situação, será a seguir apresentada de maneira sucinta o que é a dislexia suas causas, consequências para a reflexão e ação através da apresentação, encaminhamentos básicos para os professores no apoio aos alunos disléxicos, seguindo orientações encontradas nos sites, livros e textos de especialistas.
1 - HISTÓRICO DA DISLEXIA
A dislexia vem sendo investigada, historicamente, desde o final do século XIX por diferentes estudiosos como oftalmologistas, físicos, neuro-logistas e pediatras entre outros, por isso se faz necessário um relato histórico. A expressão