Dislexia
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O que é?
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade.
Causas da Dislexia
As causas da dislexia ainda não são totalmente compreendidas, devido às dificuldades envolvidas no estudo de um órgão tão complexo como o cérebro , cujo funcionamento é um desafio para a medicina. Sabe-se que há um componente genético , determinado pela herança de certos genes que predispõem para a doença. Um exemplo é o dcd2 gene, ativo nos centros cerebrais envolvidas na leitura, verificou-se que este gene mostra menos atividade em disléxicos. Este e outros fatores genéticos estão sendo estudados, a fim de encontrar as causas e a cura da doença.
Tratamento
Tanto pais como professores devem estar atentos para detectar qualquer indício de que a criança tem uma dificuldade. A questão-chave é obter um diagnóstico precoce e saber exatamente o tipo de dislexia que o paciente sofre: dificuldade em ler, escrever, soletrar e resolver cálculos matemáticos. É necessário encontrar técnicas e truques para facilitar a compreensão da criança. Este é um trabalho difícil para uma criança de qualquer idade, e é muito fácil de perder rapidamente o interesse ou desistir. É, portanto, fundamental em todos os casos, criar interesse, incentivar e implementar atividades de terapia que não sejam