Dislexia
CRISLEINE CASAGRANDE
DOUGLAS HAMES DE MOURA
RODRIGO HORNER
WILLIAN NASCIMENTO DA SILVA
DISLEXIA (APRESENTAÇÃO)
BRUSQUE
2008
APRESENTAÇÃO
Boa noite
Somos alunos do curso de Administração 1 fase; Crisleine Casagrande
Douglas Hames de Moura, Rodrigo Horner e Willian Nascimento da Silva.
Nossa pesquisa abrange um tema um pouco desconhecido, DISLEXIA, ou Distúrbio de Aprendizagem.
Alguém sabe o que é dislexia? quais os tipos de dislexia??Existe cura para essa doença??
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária (Pai p/ filho) com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores e inúmeros tipos, é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (Vários especialistas). Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
A complexidade do entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos; de como aprendemos. Isso quer dizer que podemos ser um experte em algo e um zero a esquerda em outro, bem mais simples.No Brasil, a mídia, as poucas vezes em que aborda esse grave problema, somente o fazem de maneira parcial, quando não de forma inadequada e, mesmo, fora do contexto global das descobertas atuais da Ciência. Dislexia é uma causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que,