disjuntor
Irei abordar Proteção do Sistema Elétrico em especial alguns tipos de Disjuntores,chaves seccionadoras, religadores de alta tensão .Abordarei suas diferenças, suas importâncias para o uso continuo, mostrando como deve-se utilizar este tipo de proteção.
DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO
O disjuntor é um dispositivo mecânico de manobra, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes nas condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir durante um tempo especificado e interromper correntes sobre condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto circuito.
Características Principais de um disjuntor
1. Tensão Nominal - É aquela para qual o disjuntor foi construído
2. Corrente Nominal – É o valor máximo da intensidade de corrente que pode circular por suas partes condutoras, sem aquecê-las.
3. Capacidade de ruptura – É a propriedade que um disjuntor tem em poder interromper até correntes de curto-circuito.
4. Capacidade de fechamento – É a propriedade que um disjuntor tem em poder efetuar o fechamento em presença de curto-circuito.
Condições de operação de um disjuntor
1. Abrir e fechar um circuito no menor tempo possível.
2. Conduzir a corrente de carga das linhas
3. Deve suportar termicamente a corrente nominal de carga do sistema
4. Suportar térmica e mecanicamente a corrente de curto circuito do sistema por um determinado tempo segundo especificações do fabricante.
5. Isolar tensão do sistema, em relação a terra, e entre seus polos, sob quaisquer condições do meio ambiente (sob chuva, a seco, em atmosfera poluída, etc.)
6. Ter adequada resistência mecânica, não ser afetado por vibrações, ser compacto, requerer pouca manutenção e ser de fácil montagem.
Os disjuntores de alta tensão são os principais elementos de segurança, bem como os mais eficientes e complexos aparelhos de manobra em uso nas redes elétricas. Possuem uma capacidade de fechamento