Ética Desportiva
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física foi solicitado um trabalho sobre a “Ética desportiva” ou “Violência no desporto”. Escolhi o tema “Ética desportiva” por me ter despertado mais interesse e curiosidade.
Neste
trabalho irei falar sobre o valor social do desporto, a ética, o “Fair Play”, o Doping e o espírito desportivo.
Conceito de desporto
Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Valor social do desporto
Também podemos definir desporto como um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento ou aperfeiçoamento físico, intelectual e psicológico dos seus praticantes e espectadores.
Ética
Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética define-se pelo domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que não é pouco frequente os termos ética e deontologia serem utilizados indiferentemente.
“Fair Play”
O “Fair Play” significa muito mais do que o simples respeitar das regras; engloba as noções de amizade, de respeito pelo outro, e do espírito desportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a