A dimensão Ética na participação nas Atividades Físicas e Desportivas
2013/2014
Disciplina: Educação Física
Profº: Nuno Valente
A dimensão Ética na participação nas Atividades Físicas e Desportivas
Trabalho elaborado por:
Catarina Cardoso, Nº 12
Cláudia Bolinhas, Nº 13
11ºA1
Aspectos gerais da ética na participação nas Actividades Físicas Desportivas
Ideias como as do respeito pelos adversários, a recusa de situações injustas de vantagem, a modéstia no momento das vitórias e o facto de se saber perder têm servido de diferentes maneiras para definir aquilo que é melhor e mais civilizado, os limites razoáveis dos esforços para vencer, procurando manter as emoções associadas às vitorias e às derrotas, sempre sob controlo, mesmo quando elas são muito intensas.
As duas componentes fundamentais na ética desportiva são: saber perder e respeitar os adversários.
Por outro lado, as actividades físicas e desportivas influenciam e recebem influências dos mais variados domínios da sociedade.
No domínio social – A medicina, a psicologia, a sociologia e de mais ramos do saber desde há muito encontraram na actividade física e no desporto um campo de estudo que tem fornecido valiosos contributos para um melhor conhecimento e compreensão do ser humano. As actividades físicas, pela sua dinâmica emocional e estética, fornecem muitos motivos para a criação artística. Na pintura, desenho, escultura, fotografia e cinema têm sido produzidas obras de arte cuja inspiração se encontra nas actividades físicas, em geral, e no desporto em particular.
No domínio da economia – O desenvolvimento das actividades físicas criou necessidades de equipamentos, instalações e outros serviços de apoio a prática desportiva, nascendo, assim, novas áreas ligadas ao comércio e à indústria: têxtil, audiovisual, turismo, fabrico de materiais e de equipamentos, construção de infra-estruturas, etc. Também contribuiu para o aparecimento de novas profissões e de maior oferta de