Disjuntores
Os disjuntores são dispositivos capazes de atuar na proteção contra correntes de curto-circuito ou em casos de sobrecarga, protegendo instalações elétricas e indiretamente vários equipamentos.
Quando há uma corrente superior à que ele suporta, ele interrompe o fluxo de energia instantaneamente, evitando, assim, prejuízos aos equipamentos ligados a ele.
Disjuntores eletromagnéticos
O disjuntor eletromagnético é utilizado quando é necessária uma resposta mais rápida do sistema, pois ele será desligado quase que instantaneamente após a sobrecarga,
Em resumo cumprem três funções básicas:
1. Abrir e fechar os circuitos (Manobra)
2 Proteger os condutores e os equipamentos contra sobrecarga (dispositivo térmico)
3. Proteger condutores contra as correntes de curto-circuito (dispositivo magnético)
Efeito térmico (disparador térmico simples):
Elemento bimetálico: duas lâminas de metal soldadas, com diferentes coeficientes de dilatação térmica.
Quando sensibilizadas por uma corrente superior ao estabelecido, ambas dilatam, de maneira desigual, arqueando o conjunto e deslocando a barra de disparo.
[pic] Posição Normal Posição de disparo
Efeito eletromagnético (disparador magnético):
Toda vez que circula uma corrente pelo eletroimã, aparece um campo magnético.
E o disparador magnético é uma bobina que, quando conduz corrente acima do valor estabelecido, atrai um êmbolo ferromagnético processando a abertura dos contatos do disjuntor.
Correntes fornecidas no mercado:
10A 15A 20A 25A 30A 35A 40A 50A 70A 90A 100A
Disjuntores Diferenciais Residuais É um dispositivo constituído de um disjuntor termo magnético acoplado a um outro dispositivo: o diferencial residual. Sendo assim, ele conjuga as duas funções: • A do disjuntor termomagnético – protege os fios do circuito contra sobrecarga e curto-circuito.
• A do dispositivo diferencial residual –