Disjuntores
CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
DISJUNTORES
Passo Fundo, setembro de 2011.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DISJUNTORES 3
3 TIPOS DE DISJUNTORES 4
3.1 Disjuntor Termomagnético 4
3.2 Disjuntor DR 4
3.3 Disjuntor A Vácuo 5
3.4 Disjuntor Motor 5
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Pretende-se com o presente trabalho estudar as características dos disjuntores suas funcionalidades e os tipos existentes.
DISJUNTORES
Disjuntores são dispositivos de manobras e de proteção capazes de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificas do circuito, tais como as de curto-circuito ou sobrecarga.
Podem ser acionados manualmente, com o fim de atuar na manutenção de um determinado sistema elétrico ou acionados automaticamente, sempre que há um curto circuito ou uma elevação na corrente com o objetivo de proteger o sistema onde o mesmo estará instalado.
Sem os disjuntores, a eletricidade seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento.Os disjuntores devem satisfazer as seguintes condições para um funcionamento ideal:
Abrir e fechar um circuito com um menos tempo possível;
Conduzir a corrente de carga das linhas;
Deve suportar termicamente a corrente de carga do sistema;
Suportar térmica e mecanicamente a corrente de curto circuito do sistema por um determinado tempo especificado;
Isolar a tensão do sistema, em relação à terra e entre seus pólos, sobre quaisquer condições do meio ambiente (sol, chuva, em atmosferas poluídas, etc);
Ter adequada resistência mecânica, não ser afetado por vibrações, ser compacto, requerer pouca manutenção