Disfasia
LANITA DE PAULA
DISFASIA
Transtornos da linguagem que não tem uma etilogia mais conhecida, apresenta um conjunto complexo de sintomas que atingem os aspectos da linguagem e que vem ligados a outros distúrbios evolutivos.
Londrina
2013
LANITA DE PAULA
DISFASIA:
Elaboração tardia e imperfeita da linguagem.
Trabalho sobre disfasia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conhecimentos acerca do Sistema Nervoso.
Orientadora: Prof. Jannet Maria de Souza
Londrina
2013
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO 1.1 OBJETIVO 03 1.2 JUSTIFICATIVA 03
II – DISFASIA 04 2.1 SINDROME FONOLÓGICO-SINTÁTICA 04 2.2 DISTÚRBIOS NA PRODUÇÃO FONOLÓGICO-SINTÁTICA 04 2.3 DISFASIA RECEPTIVA 05 2.4 DISFASIA MNÉSICA 05 2.5 DISFASIA SEMÂNTICO - PRAGMÁTICA.............................05
III - CONCLUSÃO 08
IV - ANEXOS 09
V - BIBLIOGRAFIA Erro! Indicador não definido.
I – INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo
O presente trabalho aborda o transtorno cognitivo caracterizado pela deficiência da capacidade de compreender ou expressar a linguagem nas suas formas escritas ou falada. Esta afecção é causada por doenças que afetam as áreas de linguagem do hemisfério dominante.
1.2 Justificativa
Pelo fato de que a Psicologia depara-se com situações diferenciadas e aplica métodos para cada caso, é fundamental a apresentação da disfasia, um transtorno, já que profissionalmente o psicólogo se deparar com muitos transtornos de um modo geral. O saber sobre esse transtorno ajuda a