O círio de nossa senhora de nazaré
951 palavras
4 páginas
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores e procissões católicas do Brasil e do mundo.Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. Realizado em Belém do Pará por mais de dois séculos reúne, em Outubro de todos os anos cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da cidade, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. O ponto alto da festa é segundo domingo de outubro, quando a imagem da Virgem de Nazaré é levada em grande procissão pelas principais ruas da cidade, da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, nos demais dias acontecem vigílias e romarias rodoviárias, fluviais, ciclo-romarias e romarias em motocicletas, praticamente todos os estabelecimentos públicos são decorados com para a festa. Na procissão,uma Berlinda, carrega a imagem da Virgem de Nazaré,e é seguida por romeiros da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, decoram ruas e suas casas em homenagem à Santa.
Os Símbolos
Além da imagem da santa, listamos abaixo, alguns dos principais símbolos da procissão.
A Berlinda
A berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré foi confeccionada pelo escultor João Pinto em 1964, tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. Na parte interna possui cetim no teto e pingentes de cristal. A Berlinda é colocada sobre um carro que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos.
A Corda
A corda, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de titan torcido de sisal oleado , requer desagaste físico e emocional dos fiéis, que enfileirados, puxam a corda que faz a berlinda com a imagem da Santa se movimentar.
O Manto
A cada procissão, há