Discussão - Experimento
EXPERIMENTO 1:
Embora substâncias puras geralmente apresentem pontos de fusão nítidos, muitas se fundem em intervalos maiores de temperatura; algumas se decompõem antes da fusão, outros se decompõem no ponto de fusão. Tais pontos de decomposição (a temperatura na qual o material se decompõe) podem ser nítidos o bastante para constituir um valor na identificação. Um composto que se funde com a decomposição, normalmente exibe uma faixa de fusão mais larga do que aquela de um composto que não se decompõem.
Parafina: Começa a derreter, acontece a quebra das ligações somáticas, ponte de fusão menor
Cloreto de sódio: É um composto inorgânico, ponto de fusão é muito elevado
Naftalina: É uma substancia que sai do solido para o gasoso espontaneamente.
EXPERIMENTO 2: Foi observado a reação de cloreto de sódio ao ácido sulfúrico, cujo produto foi, a liberação do gás. Cloreto de sódio recebeu-se uma reação, no qual se liberou gás. O açúcar ao reagir com o ácido sulfúrico que é um desidratante, no caso é retirado a água, de todo composto que é orgânico. A água foi retirada e então ficou-se o carvão. Obtivemos a reação NACL+H2SO4, notamos o borbulhamento que no caso foi devido a liberação do ácido clorídrico.
EXPERIMENTO 3:
Aumenta a chama pelo fato do ar ser oxigenio. A chama apagou porque foi jogado uma quantidade muito grande de ar na chama ai ela se dissiipou , no caso gás carbonico (CO2 ).
A parafina conserva a chama, mesmo que o palito venha a queimar ,a chama continua na parafina, no entanto é conservada .A combustão transforma o combustível, que no caso é a parafina, em vapor de água e gás carbônico. Ocorre aqui o que se chama de transformação química ou reação química. As substâncias presentes na parafina transformam-se em outras substâncias: o gás carbônico/água
CONCLUSÃO