Discussão Dupla Troca Simples Troca Relatório
Ao unir a teoria adquirida durante as aulas com a prática realizada no laboratório foi possível prever e diferenciar a ocorrência ou não ocorrência de reações de simples e dupla troca propostas no experimento. No caso das de simples troca, elas ocorrem quando uma substância simples reage com uma substancia composta e desloca desta ultima uma substância simples (seguindo os critérios de reatividade de cada elemento). Isso ficou evidente nas seguintes reações:
Mg+ 2HCl MgCl2+ H2
Cu+ HCl não ocorre
I2+ NaCl não ocorre
Na primeira reação é possível notar a diferença de reatividade ao comparar a posição dos dois elementos que assumiriam forma de cátion, se combinados com ânions, na tabela de reatividade. Logo, se percebe que o Mg é mais reativo que o H, então ele se combinará com o cloro deslocando o hidrogênio, que por sua vez assumirá a posição de substância simples. No segundo caso, a reação não ocorre, pois o Cu é menos reativo que o H. Ao olhar para a terceira reação, observa-se que a substância simples assumiria papel de ânion, então ela deve ser comparada ao Cl e, através da fila de reatividade de ânions, constata-se que o iôdo é menos reativo que o cloro, portanto a reação não ocorre.
Em reações de dupla troca os critérios para previsão de ocorrência foram outros:
-geração de produtos insolúveis
-geração de produtos voláteis
-geração de eletrólitos fracos
-reação de neutralização
K2SO4+ BaCl2 BaSO4+ 2KCl
Na2CO3+ 2HCl H2CO3+ 2NaCl
NaOH+ NH4Cl NH4OH+ NaCl
NaOH+ HCl H2O+ NaCl
NH4OH+ NaCl não ocorre
A primeira reação ocorre porque forma um sal insolúvel (BaSO4). A segunda forma um produto volátil (H2CO3). A terceira forma um eletrólito fraco (NH4OH). A quarta ocorre pois forma água e sal (neutralização).
A última reação não ocorre porque não atende nenhum critério requisitado.