Qualidade do Leite
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco
Curso de Bacharel em Química
Relatório de Química Analítica 1º Aula Experimental
ANDERSON CARDOSO, JESSICA AMORIM
PATO BRANCO
2012
Introdução
O objetivo de realizarmos esta pratica foi, para saber lidarmos com uma reação química, através de observações de dados experimentais e, aprender a manipular alguns reagentes, vendo também se ha precipitado ou não e a formação de reação de simples e dupla troca através do calor.
Revisão Literária
“ Quando a concentração de um produto começa a exceder a solubilidade daquela substância, então qualquer quantidade a mais deste produto se precipita na solução, desde que esta não fique super saturada “ [1].
Utilizando várias misturas homogêneas, isto é, soluções e então adicionando uma a outra, pode-se obter outros tipos de misturas, que podem ser homogêneas ou heterogêneas.
E temos reação de simples troca quando, por um processo de oxi-redução, uma substância simples, metal ou ametal, reage com uma composta, levando a formação de uma outra substância simples e outra compostas. Já a reação de dupla troca envolve como reagentes duas substâncias compostas, que terão seus cátions trocados, dando origem a duas substâncias compostas, diferentes da de simples troca.
Materiais
→ Tubo de Ensaio.
→ Soluções de sal de ferro, alumínio, zinco e cobalto 0,2 mol/L.
→ Solução de NaOH 4 mol/L.
→ Solução de NH4OH 15 mol/L.
→Solução de Sr(NO3)2 e Ba(NO3)2 2 mol/L.
→ Acido acético 6 mol/L.
→Oxalato de amônio 0,25 mol/L.
→Solução de nitrato de magnésio 0,2 mol/L.
→Cloreto de amônio 4 mol/L
→Bico