DISCUSS O Anal 03
Através da tabela notou-se que com a adição de uma quantidade limitada de base forte no caso NaOH, o pH do tampão não se modifica muito. Com a adição do NaOH, ocorre uma elevação dos íons OH- no meio (uma perturbação ao equilíbrio), desta maneira de acordo com o principio de Le Chatelier, essa perturbação será neutralizada pelo ácido acético do tampão, restabelecendo o estado de equilíbrio, fazendo o pH da solução variar de maneira mínima, conforme a reação a baixo:
CH3COOH(aq) + OH-(aq) CH3COOH-(aq) + H2O(l)
Nota-se desta maneira que o limite foi extrapolado quando adicionou-se 36 mL de NaOH, ou seja, a quantidade de matéria de NaOH foi suficiente para que a solução tampão sofresse uma variação de uma unidade no pH. Desta maneira diz-se que o tampão foi ¨quebrado¨.
CONCLUSÃO
Realizou-se um experimento ao qual tinha como objetivo produzir uma solução tampão, a mesma com pH igual a 4,8 e feita através do ácido acético e do sal acetato de sódio. Desta maneira viu-se que o tampão preparado obtinha uma capacidade tamponante boa, já que para que o tampão variasse uma unidade foi necessário a adição de 36 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L, ou seja, uma quantidade apreciável de NaOH.