RELATORIO BIOQUIMICA
Enfermagem/Nutrição
Bioquímica
VIDRARIAS E UTENSÍLIOS DE LABORATORIO
Trabalho apresentado como parte da Avaliação.
Professor (a): Mes. Livia Schell
Dra. Patricia Quirino
Fortaleza, 28 de Abril de 2015.
Centro Universitário Estácio Fic
Enfermagem/Nutrição
Bioquímica
VIDRARIAS E UTENSÍLIOS DE LABORATORIO
Aluno (a): Isabelle Lima Leite
Kenelly Mesquita
Fortaleza, 28 de Abril de 2015.
INTRODUÇÃO
Será descrito nesse relatório a grande variedade de materiais necessários para realizar experiências em laboratórios de bioquímica, muitos desses equipamentos são considerados “vidraria” embora não sejam necessariamente feitos de vidros. Essas louças podem ter diversos formatos, cores e tamanhos, diferentes comprimentos para a configuração de cada experimento.
Vejamos algumas vidrarias normalmente utilizadas nos laboratórios de bioquímica.
Almofariz com Pistilo
O Almofariz (também chamado gral, pilão, moedor ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de vários ingredientes. E usado em laboratório de química e biologia molecular. Antigamente era peça essencial nas farmácias de manipulação, mas atualmente está perdendo proeminência devido aos instrumentos elétricos. É uma tigela de paredes grossas e utiliza-se colocando dentro o material que é moído por outra peça chamada pistilo ou mão do almofariz com uma forma de semiesfera com um cabo e geralmente do mesmo material que almofariz é feito, madeira, barro, pedra ou metal.
Pisseta ou Frasco Lavador
A Pisseta é utilizada para lavagem de materiais ou recipientes, através de jatos de água, álcool ou outros solventes. É em um plástico fechado, possui um tubo afilado de saída por onde escorrem os líquidos através da compressão.
Suporte Universal
O suporte universal é constituído por uma base retangular, geralmente em metal, e por um cano vertical. Este