Discurso
Discurso é linguagem em movimento, é ação entre as pessoas, é carregado de ideologias. Todo discurso se materializa em forma de textos verbais ou não verbais. Segundo Orlandi (1998, p.175), “numa sociedade complexa, como é a brasileira, cada fato é objeto de interpretações diversas, não raro antagônicas”. Isso vem reforçar a tese de que o signo reveste-se de uma carga semântica conforme a situação. Orlandi (2005), ao discorrer sobre o objetivo da AD, menciona que na Análise do Discurso toma a linguagem como mediadora indispensável entre o homem e o meio social e natural em que vive, assim, a AD não toma a língua como um sistema abstrato, mas a língua como método de interação. No decorrer notemos como o interdiscurso disponibiliza dizeres que afetam o modo como o sujeito significa em uma situação discursiva dada. Notaremos isso quando o anunciante apresenta sua ideologia na propaganda que abordada.
A propaganda acima citada no caso a “TIM” presente na Revista veja na edição 2236 – ano 46 – nº 35 - agosto de 2013 mostra o slogan do anunciante TIM, “Viver sem fronteiras”, acompanhado de um dos profissionais encarregados da Empresa, além disso, um metrô sobre a palavra qualidade e uma descrição do desenvolvimento do trabalho direcionada aos clientes. A forma como o texto publicitário apresentou os aspectos linguísticos é muito relevantes para que a interação entre os interlocutores se concretize.
O slogan do anunciante TIM, “Viver sem fronteiras”, funciona de maneira a impulsionar a ideia que o anunciante defende em suas campanhas publicitárias: a de ser livre para viver. Nesse contexto, viver sem fronteiras (que está posta no sentido de dificuldades obstáculos, empecilhos) equivale a ter liberdade para comunicar-se sem restrições, ajudando, dessa maneira, a construir a idéia de uma empresa dotada de competência para prestar os serviços aos quais se propõe. Os pontos de vistas que estão expostos