DISCURSO E LITERATURA
NOME:
RU
TURMA: LICENCIATURA EM LETRAS E LITERATURA
PORTFÓLIO
UTA- DISCURSO E LITERATURA
FASE 1
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME:
TURMA: LICENCIATURA EM LETRAS
PORTFÓLIO
UTA – DISCURSO E LITERATURA FASE 1
RELATÓRIO APRESENTADO AO CURSO
LICENCIATURA EM LETRAS-LINGUA PORTUGUESA
E LITERATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
TUTOR LOCAL:
CENTRO ASSOCIADO: CURITIBA
2015
Análise de diferentes textos do gênero jornalístico com base na análise do discurso. Povo em busca de uma democracia justa.
G1 Site da internet.
Brasileiros foram às ruas em todos os 26 estados, no Distrito Federal e em cidades do exterior neste domingo (15) em protesto contra a corrupção e o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Levantamento feito por repórteres do G1em todo o país indica que ocorreram protestos em ao menos 160 cidades, que mobilizaram, ao todo, 2,3 milhões de pessoas, segundo a PM, e 2,9 milhões, segundo os organizadores. (Há cidades que não tiveram estimativa de público feita pela polícia ou por organizadores). As mobilizações foram organizadas pelas redes sociais nas últimas semanas. No geral, os atos foram pacíficos. Em Brasília, houve um princípio de confronto quando o protesto já havia acabado. Em São Paulo, um grupo foi detido com fogos de artifício e soco-inglês, segundo a PM.
Grande parte dos manifestantes pedia a saída ou o impeachment da presidente Dilma e protestava contra a corrupção. Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil (o pedido de intervenção militar é uma atitude ilegal e frontalmente contrária à Constituição; em seu artigo 5º, a Constituição diz que "constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático").
No início da noite, os ministros da Secretária-Geral da República. Miguel Rosseto, e da Justiça, José Eduardo