DISCURSO LULA
Nova classe média:
Há o surgimento de uma nova camada populacional que está tendo possibilidade de viajar de avião, de ter acesso às coisas modernas, tecnologias que a humanidade tanto almeja. Ter acesso a computador, à banda larga, à internet. Essa camada são eleitores da Dilma e são eleitores dos outros, não tem um jeito de vc criar um curral eleitoral em função das classes sociais, o que existe na verdade é a mensagem política que vc tem que passar.
Bolsa Família: Muitos criticam o bolsa família, agora, pense o que seria do Brasil sem o bolsa família. Vc pega SP como a capital mais importante desse país e veja que há dez anos atrás vc parava num semáforo e tinham crianças de 6, 7 anos de idade pedindo esmola, hoje o que tem na periferia de SP pedindo? Tem malabarista, fazendo arte, veja mudou o cenário, a miséria absoluta acabou, as pessoas criaram cidadania e quem mais ganhou com isso? A classe média, porque essas pessoas passaram a frequentar as lojas, não passam só olhando, passeando, já entram pra comprar alguma coisa, ganhou o trabalhador do shopping. Ganhou as empresas que produzem máquina de lavar roupa, televisão, geladeira, liquidificador, ventilador, computadores, ou seja, todo mundo ganha com a ascensão das pessoas mais humildes.
A medida que essa camada sobe um degrau de classe social, todo mundo sobe também. Em que momento da história os empresários, banqueiros ganharam tanto dinheiro neste país? Em que momento tanta gente, como os micro e pequenos produtor, empresário tiveram tantas conquistas como nesse governo.
É preciso pensar que quando fazemos um programa de transferência de renda, no primeiro momento nós estamos incluindo uma grande camada da sociedade que nunca participou do orçamento da união. Tinha a parte das forças armadas, do orçamento da saúde, da ciência e tecnologia, mas não tinham os pobres no orçamento desse país, e as pessoas deveriam se alegrar com isso, 40 mi de pessoas ascenderam socialmente, estão comendo