Discurso do ex-presidente lula
Impressões sobre o discurso do Ex-Presidente Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma personalidade inegavelmente influente e é através de seu discurso político que ele vem ao decorrer dos anos conseguindo cada vez mais a aceitação popular. E é fazendo uma análise do discurso do ex-presidente Lula que se pretende obter uma compreensão da estrutura discursiva por ele utilizada e avaliar a eficácia das técnicas retóricas empregadas na ocasião de sua elaboração. Vamos analisar como o atual presidente conseguiu e ainda consegue cativar multidões (mesmo em situações que lhe são aparentemente desfavoráveis) por meio de sua eficiente argumentação.
É característico dos discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o uso de metáforas, catacreses e antonomásias. O discurso analisado, não se foge à regra. Primeiramente, observa-se um forte apelo emocional em suas palavras. O presidente, constantemente, retorna a sua história, contando sobre a sua vida dura e a luta para chegar à presidência, o que pode causar comoção, principalmente no povo mais humilde, que muito se identifica com sua história de vida. Ao mesmo tempo, procura transmitir grande confiança perante seu público, visto que em tudo há crise, e, mesmo assim, sobrevive-se e se prospera.
Uma nordestina, quando tem o oitavo filho, é uma crise absoluta. Eu também nunca tive nada fácil na minha vida, eu nunca tive absolutamente nada fácil. O meu primeiro presente eu ganhei de mim mesmo, aos 17 anos de idade, que foi uma bicicleta que eu comprei, velha, não conhecia a bicicleta, mas tinha vontade de ter uma, e quando eu comprei, perdia mais tempo consertando a corrente do que andando de bicicleta. Ainda assim, fiquei muito feliz porque foi o primeiro presente (DA SILVA, 2008, p.2).
Este argumento consiste em dar maior ênfase à argumentação e despertar o interesse em seu interlocutor o efeito de convencimento a partir do uso de dados estatísticos, empíricos, verificáveis:
Nós temos