Embalagem, manuseio e cd
O objetivo das embalagens na cadeia logística e de reduzir custos e maximizar a lucratividade e ainda a otimização das operações, sendo assim de grande valia ter uma grande atenção para esta área.
A LOGÍSTICA DA EMBALAGEMNo transporte e armazenamento, o importante é proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manuseio, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes e etc.
Existem 3 tipos de embalagens cada uma com sua funções apresento um breve resumo destes tipos:
Embalagem primária: Embalagem de venda para o cliente final. Ex: Nas gôndolas.Embalagem secundária: Embalagem para proteger o produto que agrega mais de uma unidade de venda (atacado).Os produtos e as peças são embaladas geralmente em caixas de papelão, caixas, sacos ou mesmo barris, para maior eficiência no manuseio, são embalagens usadas para agrupar produtos e são chamadas de embalagens secundárias.Embalagem Terciária: Ela existe para locomover os produtos dentro de suas cubagens, de armazéns até revendedores finais, e são normalmente transportados em pallets filmados e outros
Dentro de um armazém são utilizados vários tipos de embalagens, cada uma atendendo um certo tipo de função, segue abaixo as tipos mais utilizados hoje:
Caixa de papelão
Tambores
Fardos
Recipientes plásticos.
PADRONIZAÇÃOA padronização das embalagens geralmente ocorre nas secundárias e terciárias, que protegem e acondicionamas embalagens primárias. Segundo Moura & Banzato (2001) ao se falar em padronização de embalagens, na maioria das vezes refere-se à padronização das dimensões, e não do material. Isto porque são estas as características que influenciam mais a capacidade do equipamento de movimentação, e não o tipo de material utilizado na fabricação.A redução da variabilidade de embalagens facilita o armazenamento, manuseio e movimentação dos materiais, reduzindo o tempo de realização destas tarefas, por proporcionar uma padronização destes métodos, dos equipamentos de movimentação,