layout armazem
O desempenho de uma cadeia de suprimentos é determinado tanto pelas operações de transporte, realizadas entre as instalações logísticas, quanto por aquelas atividades realizadas no interior destas instalações, genericamente denominadas armazéns.
Layout do local de armazenagem consiste no arranjo físico dos postos de trabalho, dos materiais e dos equipamentos dentro do espaço da Instalação de Armazenagem. O layout é compreendido como um “molde” do armazém, trata-se, portanto, de um planejamento do espaço físico com a finalidade de obter acessibilidade (facilitação do fluxo), localização e garantir a qualidade dos produtos estocados.
A seleção de um layout não é uma questão trivial pois não existe o melhor layout, visto que cada caso possui inúmeros aspectos a serem analisados. Observando o projeto do layout é necessário assegurar a utilização máxima do espaço e a contínua segurança do armazém e dos trabalhadores, quanto à Segurança e Ergonomia e finalmente permitir flexibilidade para atender possíveis mudanças que podem ser aumento de demanda.
A movimentação e o manuseio de materiais dentro do armazém é uma atividade importante, pois os produtos devem ser recebidos, movimentados, estocados, classificados e montados a fim de atender as exigências do cliente ao menor custo possível e por isso o layout do armazém necessita viabilizar e o fluxo de materiais e de equipamentos de movimentação dentro da instalação visando reduzir claramente os tempos de movimentação dos funcionários na execução das diversas tarefas associadas ao manuseio dos produtos e, consequentemente, reduzir os custos de armazenagem propiciando a estocagem mais econômica relacionando às despesas de equipamento, espaço, danos de materiais e mão-de-obra do armazém. Para fazer um layout de um local de armazenagem é preciso saber que materiais serão colocados naquele lugar, portanto quais os transportes irão ser usados e tudo isso tem que ser levado em conta para que o mesmo