Discurso do método
De quantas partes se compõe o Discurso do Método?
O discurso é dividido em seis partes: * Considerações sobre as ciências; * Regras do método cartesiano; * Regras de moral, segundo o método cartesiano; * Prova a existência de Deus e da alma humana; * A diferença de alma entre o homem e o animal; * Razões que o levaram a escrever.
O que Descartes entende por "bom senso"?
Descartes acreditava que a melhor coisa da vida no mundo é o bom senso (razão). O bom senso é igual em todos os homens e assim, a multiplicidade de nossos pensamentos não deriva do fato de uns serem mais satisfatórios do que outros, porém somente do fato de encaminhamos nosso pensamentos por diversos caminhos e não levarmos em conta as mesmas coisas.
Quais são as quatro regras do método cartesiano? * A da evidência: "não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, evitar o preconceito e não incluir juízos, senão aquilo que se apresenta como tal clareza ao espírito que torne impossível a dúvida"; * A da análise: "dividir cada problema que se estuda em tantas partes quantas necessárias para melhor resolve-lo"; * A da síntese: "conduzir ordenadamente os pensamentos, principiando com os objetos mais simples e fáceis de conhecer, em seguida, obter o conhecimento dos objetos mais complexos"; * A da enumeração: "realizar sempre enumerações tão cuidadas e revisões tão gerais que se possa ter certeza de nada haver omitido".
O que Descartes entende por "clareza e distinção"?
Julgar que podia tomar, como preceito geral, que as coisas que nós concebemos claramente e com nitidez são todas verdadeiras, existindo somente alguma dificuldade em discernir as que conceberemos com nitidez.
O que se entende por dúvida metódica?
Segundo, René Descartes, a verdade seria de melhor forma avaliada com o seu método, a dúvida metódica. Consistia que através de quatro regras